A CONCESSÃO

Os 233,20 quilômetros da concessão são formados por trechos das rodovias estaduais MT 246, MT 343, MT 358 e o Contorno Norte de Tangará da Serra, que estão localizadas na região sudoeste de Mato Grosso e formam um corredor de transporte na região entre Barra do Bugres, Nova Olímpia e Tangará da Serra ligando as rodovias federais BR 163, no município de Jangada e a BR 364, na divisa entre os municípios de Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis.

A  importância histórica da região remonta ao final do século XIX quando teve início, em Barra do Bugres, o ciclo da exploração vegetal, com os principais produtos a poaia, a borracha e o cedro. No entanto, a má qualidade da rodovia, observada nos últimos anos, não faz jus à importância da região para o Estado de Mato Grosso. 

A situação pode ser explicada pela complexidade dos serviços de engenharia necessários à recuperação do pavimento que demandam vultosos investimentos.

No intuito de prover à região uma rodovia de qualidade, o Estado de Mato Grosso decidiu transferir a gestão da rodovia à iniciativa privada, contudo,  as duas primeiras tentativas de leilão fracassaram, a primeira em fevereiro de 2018 e a segunda em novembro do mesmo ano. Nas duas ocasiões, por todo o exposto, não houveram licitantes interessados em apresentar propostas.

Finalmente, em 26 de novembro de 2020, em leilão realizado na Bolsa de Valores B3 (antiga BM&F), na cidade de São Paulo, a Via Brasil Concessões arrematou o Lote II – Tangará da Serra do Edital de Concorrência Pública nº 004/2020 promovido pelo Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística – SINFRA/MT.

A transferência do trecho rodoviário para a concessionária aconteceu apenas em 20 de setembro de 2021, quando foi possível o início dos serviços da Fase de Trabalhos Iniciais.

As atividades de conservação da rodovia, passaram a ser responsabilidade da concessionária apenas a partir de 20 de março de 2022, essas atividades compreendem os serviços manutenção da sinalização existente, roçada de vegetação da faixa de domínio, limpeza dos dispositivos de drenagem e de segurança, garantindo condições de funcionamento e, naturalmente, a manutenção e limpeza do pavimento.

Solução definitiva para o eixo rodoviário que interliga Barra do Bugres, Nova Olímpia e Tangará da Serra

Todas as obrigações da concessionária, ao longo dos 30 anos da concessão, estão definidas no Contrato de Concessão Nº 007/2021/00/00 – SINFRA e no Programa de Exploração Rodoviário –  PER, que são documentos públicos e estão disponíveis a seguir: